Mesmo eu não estando no Rock in Rio esse ano, só de acompanhar a galera pelas redes sociais deu uma vontade de se produzir um look no estilo festival. Então juntei várias ideias para você ir com muito estilo a qualquer festival, no Coachella, no Rock in rio, Lolapalloza, ou até num show na sua cidade mesmo.
O ESTILO
O que mais vejo as meninas utilizando em festivais é o estilo Boho, essa moda se popularizou principalmente entre os anos 2005 e 2015.
BOHO é uma abreviação de bohemian homeless (andarilho bohêmio em inglês). É o estilo de se vestir influenciado principalmente, pelo hippie dos anos 60 e o bohêmio de 2 séculos atrás. Também existe uma forte relação com a cultura cigana, inclusive é difícil definir uma linha que separe nitidamente o boho e o gypsy style.
Historicamente, eram chamados de bohêmios os imigrantes e refugiados da Europa central que chegavam às grandes capitais da europa (principalmente em Paris). Entre eles, inclusive, diversos ciganos. Seu jeito de se vestir, desgrenhado e despreocupado, e sua vida desregrada em relação à da população nativa, chamava a atenção e causou fascínio. A estética dessas pessoas acabou se tornando o que hoje é conhecido como Bohemian Style. Essa é a raiz do estilo hoje conhecido como boho.
O mais irônico é que naquela época, vestir-se de forma tão livre e despreocupada significava não se importar com a moda, não ligar para a sociedade e ser um não-burguês. Já o boho atual, ou boho chic como algumas pessoas chamam, tornou-se exatamente o oposto disso. Uma tendência que caiu no gosto de trend-setters e influencers da elite, e fonte de renda de grifes super caras.
COMO MONTAR O LOOK
Basicamente, os shapes são soltos e fluidos. Nada muito justo. A feminilidade está presente, mas ao mesmo tempo, peças do guarda-roupa masculino são adaptadas e reinventadas. Tudo que tenha franjas ou recortes estilo trapos combina com o estilo.
Entre as cores, padrões e estampas, se destacam os neutors, terrosos, “brancos “encardidos, tie tye, paisley, florais e geométricos com referência a estampas tribais. Bordados coloridos, típicos de culturas sulamericanas por exemplo, são muito comuns. Peles e outras fibras que remetem ao natural também.
No quesito acessórios, o chapéu floppy ficou marcado como um dos acessórios mais característicos do boho, especialmente entre 2010 e 1013. As bijuterias sobrepostas e bem carregadas e usadas ao mesmo tempo são outra marca registrada do estilo. Outros acessórios fortes são o turbante, faixas, gorros e peças de influência indiana, marroquina ou inspiradas em culturas indígenas ao redor do mundo. As flores e penas aparecem e remetem à cultura hippie. Bolsas a tira-colo, especialmente os modelos com franja são de praxe.
Se quiser mais ideias de looks dá uma olhadinha no blog da Dalila em fúria.
E ai você já foi algum show? Você usaria esse estilo?