thumbnail

É com muito orgulho que venho fazer esse post para vocês, e anunciar que eu adquiri o meu primeiro imóvel. Então vim aqui compartilhar com vocÊs como foi essa experiência.

PROPÓSITO

Muita gente no ânimo de adquirir um imóvel não pensa em todos os detalhes. E o mais importante antes mesmo de fazer uma proposta ou visitar o imóvel, é saber se ele serve ao seu próposito. Por exemplo, se seu objetivo é comprar uma imóvel para alugar, não adianta de nada você comprar uma casa de 3 andares, com móveis planejados, o piso mais caro, banheira, piscina, ou seja uma casa de luxo. A não ser que você tenha um público de alto padrão (considerando que a maior parte da nossa população é classe média e não pagaria mais que 3 mil reais em um aluguel, seu público será bem específico e limitado, correndo o risco de o imível nunca ser alugado) capaz de pagar um aluguel que valha a pena a manutenção do imóvel após a saída dos mesmos. Porque sempre terá manutenções a fazer após a saída de um inquilino. Então, se o seu objetivo é alugar, você tem que ter em mente um valor do imóvel e o tipo de imóvel que esteja alinhado com o seu propósito.

VALOR

Muitas pessoas compram imóveis, e fazem muitas outras coisas sem pesquisa. Entender o terreno onde você irá pisar (literalmente) é muito importante. Faça uma pesquisa de preço pela região e tipo de imóvel que você está adquirindo, analise sua condição financeira, muitas vezes esperar um pouco e adquirir o imóvel a vista pode fazer uma grande diferença no valor final. Assim como o financiamento pode triplicar o valor final do imóvel, o valor a vista pode diminuir até 30% ou mais do valor anunciado.

EMOÇÃO

NUNCA, NUNCA, SE DEIXE LEVAR PELA EMOÇÃO! Sabe aquela sensação de realizar um objetivo? Aquela sensação de conquista? Muitos imóveis vão provocar essa sensação inicial, como em um relacionamento, você irá se apaixonar, mas para você ter certeza que é amor. Você precisa dar um tempo para a emoção inicial passar. Sempre deixe a emoção esfriar, pois se mesmo de cabeça fria, sem a empolgação inicial, você ainda vê como um bom negócio ai sim, mete bronca!

ESCRITURA

Sempre partimos da premissa que todo mundo é correto e faz o melhor possível para ser uma boa pessoa. Mas quando se trata de documentos, isso não pode nem sequer passar pela sua mente. Verifique se o imóvel está escriturado, se está no nome do vendedor, se não está embargado, ou em inventário. Já vivenciei situação de o negócio incluir mais 8 pessoas no documento, cada vez que eu cavucava a situação se complicava mais ainda. Então fique atento.

ITBI E TAXAS

O valor do ITBI faz uma diferença muito grande no negócio, acertar como será esse pagamento, se é por conta do vendedor ou comprador é muito importante. Porque pode acontecer de você pagar um preço X pelo o imóvel, e a prefeitura estar avaliando esse imóvel por um preço 3X. E porque isso é importante? Porque o ITBI e as taxas de cartório serão cobradas em cima do valor avaliado pela prefeitura, o que no meu caso seria 10% do imóvel. Porém como o valor está muito acima do que eu estava pagando no imóvel. Por fim, contratei um corretor para fazer um processo na prefeitura para pedir uma reavaliação do preço do imóvel, e como foi acordado que era minha responsabilidade pagar as taxas, o resultado foi o seguinte: corretor + taxa de cartório de notas + taxa de cartório de imóveis + ITBI, gastei uma média de 5% do valor que paguei no imóvel.

Falei tudo em mais detalhes no meu vídeo no youtube:

Ana Liberato, 25 anos, cantora, compositora e cientista da computação, futura médica, apaixonada por livros e culinária. E explorando as estradas do empreendedorismo. Minhas metas são: ter uma vida saudável e com mais estilo. Este é um lugar onde quero compartilhar minhas experiências, ideias e aprendizados com vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top